Se tivessem acreditado na minha brincadeira de dizer verdades teriam ouvido as verdades que teimo em dizer a brincar, falei muitas vezes como um palhaço mas jamais duvidei da sinceridade da plateia que sorria. Charles Chaplin

Tornámo-nos eternamente responsáveis por aquilo que cativamos. Antoine de Saint-Exupéry

A cabeça que se não volta para os horizontes sumidos não contém nem pensamento nem amor. Victor Hugo

Não importa o que fizeram connosco, importa o que fazemos com aquilo que nos fizeram. JP Sartre

quinta-feira, 6 de junho de 2013

Liebster II e III, tudo num dois em um

As queridas ABT e Flow presentearam-me com esta estampa, e com ela desafiaram-me a:



Responder a 11 perguntas.

Escrever 11 coisas sobre mim.

Fazer 11 perguntas.

Passar a 11 blogs.





Eu respondo à ABT:

1- Qual a personagem de livro, filme ou série (real ou fictício) que te suscitou maior interesse e porquê?
Vou escolher um personagem fictício, reais já falei de três histórias através do selo de incentivo à leitura, escolho Hannibal Lecter, porque toda a treva interior tem uma origem que radica normalmente em algo que nos marcou. Lecter sempre me "encantou" pela astúcia e pela sensibilidade, sim sensibilidade à realidade que o rodeia, quando li "Hannibal - A Origem do Mal" percebi que toda a sua "maldade" radica na vontade de vingar o que de mais sagrado tinha, e que lhe foi retirado da forma mais profana.

2- Tens medo do escuro?
Da noite não, tenho medo de mentes escuras que se recusam a ver a luz, a aceitar que as ajudem a acender uma luz que seja, e insistem em viver num mundo de sombras, de fantasmas e de indefinições, também aplicável a mim.

3- Há alguém a quem recorras consistentemente sempre que precisas de um conselho? 
Os meus, aqueles que eu amo, e julgo gostarem de mim ao ponto de me ouvirem com interesse e de me dar a sua opinião sensível e sincera, mesmo sabendo que poderão não estar a dizer o que quero ouvir, e que pode doer, porque só assim me estão verdadeiramente a ajudar.

4- Que aspecto da tua vida poderia mudar para melhor?
Aceitar-me mais, gostar mais de mim, e não é egoísmo, é que se assim fosse eu seria mais alegre e poderia dar mais alegria.

5- Que música representa melhor a tua vida (ou parte dela)?
Muito de mim em "Little Wonders" de Rob Thomas.

6- Figura pública (viva ou falecida) que gostasses de conhecer?
Viva- Simone de Oliveira, uma senhora cheia de garra.
Falecida - Aristídes de Sousa Mendes, um bom vivant com um coração enorme.

7- O que te arranca uma gargalhada?
Palavras que as crianças inventam quando estão a aprender a falar.

8- Que convicção tinhas na infância, que só mais tarde descobriste não corresponder à verdade? (Para além dos bebés chegarem de air-cegonha)
Isto era algo a postar, eu achava que do outro lado da terra - China mais concretamente - haveria alguém exactamente igual a nós, logo se fizesse-mos um túnel pelo interior da terra que nos ligasse ao outro lado ao atravessa-lo iríamos dar com essa pessoa, e seria maravilhoso ver-nos, rever-nos e sentir-nos totalmente "compreendidos" por outro ser humano!

9- Qual é o teu meio de transporte preferido? Porquê?
Automóvel, um passeio longo, a começar no anoitecer e ir noite dentro, sem rumo, de janela aberta a sentir a brisa a acariciar o rosto, ao lado de uma boa companhia. Descobri recentemente que sentada no banco do passageiro a rolar numa autoestrada, fecho os olhos, e me consigo abstrair da realidade, pensamento quase a roçar a inactividade....

10- Se fosses uma árvore onde gostavas de estar plantado(a)?
No jardim de uma moradia familiar, a ser testemunha e parte integrante de todas as suas vivências.

11- Que música tem capacidade de te animar, infalivelmente?
Eu gosto de música, de variados géneros, mas não posso dizer que exista um que me anime infalivelmente, o género que mais aprecio varia de acordo com os momentos que estou a viver... mas há uma que me rouba sempre um sorriso "Lady in Red" de Chris De Burg.


Eu repondo à Flow:

1 - nome - Em linguagem de criança: Canca.
2 - idade - um trinta e um...
3 - localização geográfica à altura da resposta- Margem esquerda do Rio Douro.
4 - localização geográfica desejada à altura da resposta - qualquer lugar onde me sentisse leve e de pés bem assentes na terra.
5 - estado civil- a tentar libertar-me da minha estupidez.
6 - maior vicio- afecto.
7 - 2 qualidades- sincera e sensível.
8 - 3 defeitos- preguiçosa, insegura, insana.
9 - animais em casa- quatro cães.
10 - à falta de animais na questão 9, ou querendo ter mais, animais desejados de ter em casa- transformar a casa num abrigo para cães vadios. ;)
11 - não vos parece um pouco maluquinho ter respondido a isto? :P - tendo em conta a minha confessa insanidade, isto é do mais normal.


Eu digo de mim:

1- Estive para me chamar Constança, não aconteceu, possivelmente os meus pais aperceberam-se precocemente da minha natureza inconstante. 
2- Tenho um tom de voz agudo e baixo, o que acarreta situações engraçadas, como ao telefone confundirem-me com uma criança, e desagradáveis como ter de elevar a voz para ser ouvida.
3- Incomodam-me homens que não deixam falar as esposas, e falam por elas como se as senhoras não tivessem direito a pensar e opinar.
4- Sinto verdadeiro prazer em dar, alegra-me a luz no rosto de quem recebe, costumo dizer que não espero nada mais que isso, e é verdade não espero nada de material, mas magoa-me profundamente que não demonstrem por mim a mesma consideração e carinho, e tentem retribuir-me com bens materiais. Há coisas que o dinheiro não paga, nem nunca há-de pagar, infeliz de quem não aprendeu isso.
5- Não gosto de pessoas rígidas, que acham ser os donos da verdade, que julgam todos pela vida deles, e não são capazes de compreender e aceitar que a vida de cada um só a eles pertence, julgar não muda nada, agir (com actos ou palavras dóceis) pode mudar.
6- Comprar livros delicia-me, assim com comer bolos.
7- Não sou nada transparente, ou então as pessoas que cruzam o meu caminho vêem muito mal, julgam-me tão diferente do que sou, tão mais forte, tão mais decidida, tão mais sensata, tão mais segura...
8- Sou capaz de esconder o quanto amo, incapaz de esconder o quanto detesto.
9- Tenho um medo e uma vontade enormes de me entregar ao amor.
10- Ando há dois anos a adiar uma viagem a Praga, porque não tenho coragem de ir sozinha.
11- Entrei no curso que tenho com o intuito de no ano seguinte mudar para o que realmente queria, a Escola não permitia, e ainda bem, gosto do curso que tirei, e do que faço.


Eu Pergunto, ou um falem-me sobre os porquês das vossas escolhas:

1- Uma estação do ano
2- Uma música
3- Um livro
4- Um filme
5- Um lugar
6- Uma foto
7-Um gesto
8- Uma pessoa
9- Uma frase
10- Um sorriso
11- Um obrigada

Eu passo a:
1- Anokas em E... temos pena
2- Helena em Nove Cores 
3- Lili em Mente Flutuante
6- Margarida em Pedaços de Amor
8 - NightDark em A Luz da Noite Escura
9 - Poppy em Apontamentos...
10- Sérgio em Somente EU
11 - Vera em Tudo a Cores

Sei que alguns já foram presenteados por outros "cuscos", mas gostava na mesma que participassem, nem que seja só a responder às minhas 11 perguntas. ;) Assim como também gostava de conhecer as respostas das desafiantes ABT e Flow...

10 comentários:

  1. Queridíssima! Ora aqui vai:
    1- Uma estação do ano - sem dúvida o Inverno! Gosto do aconchego, do frio, da lareira, das comidas, de inventar maneiras para colorir dias cinzentos, da chuva quando vou dormir. Sem dúvida o Inverno!
    2- Uma música - Use Somebody dos Kigs of Leon, tem tanto a ver comigo...
    3- Um livro - Nada é Eterno, do Sidney Sheldon. O título diz tudo!
    4- Um filme - A saga Twilight é repetida às vezes aqui por casa over and over again... É infantil mas marcou-me muito.
    5- Um lugar - Brasil! É um país grande, são várias lugares na verdade, mas que me fizeram muito feliz.
    6- Uma foto - a da minha família, que tenho no wallpaper do telemóvel e sempre na mente. Não há nada melhor que a família!
    7-Um gesto - abraços. Sou pouco dada a eles, mas quando recebo um ou quando sinto o impulso de dar um a alguém... é porque significa mesmo muito.
    8- Uma pessoa - Mãe. Mãe é mãe. A minha é a melhor que podia ter tido.
    9- Uma frase - La Vita è Bella ;)
    10- Um sorriso - o meu, o dos meus, o de todos. Adoro sorrisos!
    11- Um obrigada - Mãe. Sempre à mãe.

    Um beijinho imenso!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gostei de saber mais de ti. Os nossos são sem dúvida fonte da nossa formação e inspiração.

      Beijos grandes

      Eliminar
  2. "Sou capaz de esconder o quanto amo, incapaz de esconder o quanto detesto" Adorei esta resposta... sinto o mesmo.

    Gostei de te conhecer um pouco melhor, beijos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E eu a ti Lírio, adoro pessoas que me roubam sorrisos. :)

      Beijos

      Eliminar
  3. Gostei imenso de ler mais um bocadinho de ti, até porque acho que temos algumas coisas em comum, como essa do "sou capaz de esconder o quanto amo", que não deveria acontecer, mas acontece. :/
    E quanto à Simone de Oliveira, podes roer-te de inveja (:P), porque eu já estive pessoalmente com ela, tenho foto e tudo. Falei com ela uns breves minutos, mas posso dizer que é uma Senhora com S grande. Adorei falar com ela, super simpática, super bem disposta. Mesmo. :)
    E obrigada por te lembrares de mim. Vou ter de pensar com calma nas respostas, porque há aí algumas muito complicadas de responder, principalmente por causa do Um(a) no início de cada pergunta. LOL
    beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Adoraria conversar um pouco com essa Senhora, é daquelas pessoas que gosto de ouvir, um discurso sério, sensato, alegre, cheio de vida. Admiro também a forma como ela encara a idade, e não tenta aparentar o que não é.

      Beijinhos

      Eliminar
  4. Adorei as respostas, Canca. Obrigada pela doce partilha: foi tanto e tão pouco que surgiram mais mil perguntas na minha mente! :)

    Respondo às tuas com todo o carinho também:
    1- Uma estação do ano: Outono toda a minha vida. Mas parece-me que a Primavera começa a crescer em mim.
    2- Uma música: Everything, de Michael Bublé. Porque gosto de cantar o Amor :)
    3- Um livro: As minhas escolhas variam muito com a fase de vida em que me encontro. The Once and Future King, de T.H. White combina com a fase actual.
    4- Um filme: O Clube dos Poetas Mortos marcou a minha juventude.
    5- Um lugar: Zurique
    6- Uma foto: da minha avó materna e da minha prima preferida, que lhe beija o rosto. A avó olha a câmara de frente com o mesmo doce e profundo sorriso que recordo ser só dela. Saudades imensas...
    7-Um gesto: amo abraços que me levantam do chão
    8- Uma pessoa: a minha mãe
    9- Uma frase: "This is your world. Shape it or someone else will."
    10- Um sorriso: às manhãs com cheirinho a café e frutas da época.
    11- Um obrigada: aos meus pais, a quem amo profundamente.

    Beijinho*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tu pergunta, que eu ando com vontade de me dar respostas. ;)
      Adorei a tua frase, a nossa vida está nas nossas mãos.

      Beijinho grande

      Eliminar
  5. Também vou fazer um dois em um... Vou fazer já antes que me esqueça, beijo grande, obrigada*

    ResponderEliminar

Partilhem, que partilhar tem graça! Façam o favor de me roubar sorrisos...