Se tivessem acreditado na minha brincadeira de dizer verdades teriam ouvido as verdades que teimo em dizer a brincar, falei muitas vezes como um palhaço mas jamais duvidei da sinceridade da plateia que sorria. Charles Chaplin

Tornámo-nos eternamente responsáveis por aquilo que cativamos. Antoine de Saint-Exupéry

A cabeça que se não volta para os horizontes sumidos não contém nem pensamento nem amor. Victor Hugo

Não importa o que fizeram connosco, importa o que fazemos com aquilo que nos fizeram. JP Sartre

sexta-feira, 26 de julho de 2013

dia dos avós

só conheci as minhas avós, duas mulheres com modos opostos de encarar a vida, e pelas quais nutri, e nutro sentimentos também diferenciados.
 
a minha avó que deu à luz a minha mãe, não teve outra importância para mim além dessa, mais de dez anos viveu em casa dos meus pais, e nunca teve um gesto ou uma palavra de carinho com os netos, um poço de egoísmo, a única forma de estar bem era se todos fossem seus escravos… a minha mãe entristecia-se quando lhe dizia que não gostava dela, como poderia gostar de alguém que me desprezava e desprezava tudo de mais importante para mim, a minha família...
 
a minha avó do coração, a mãe do meu pai, a minha segunda mãe, sem que segunda indique nenhum grau de diferenciação, significa tão somente enormemente que eu tive duas mães, a avó D, foi e é uma luz na nossa vida, não havia nada de mais importante no mundo para ela que os netos, eu e os meus irmãos eramos a luz da vida dela, e ela continua a iluminar-nos, não há dia em que não a recorde, e não há dia que falemos nela que o nosso rosto não se ilumine com um sorriso, e as lágrimas não nos encham os olhos. a avó D era contida na demostração de afectos, não era de muitos beijos, nem abraços, mas sabia demonstrar com olhares, sorrisos, conversas, pequenos gestos, o quanto nós lhe eramos queridos. dos momentos mais deliciosos da minha vida partilhei-os contigo, tudo tão simples e tão maravilhoso. além de todas as recordações dos momentos vividos juntas deixaste-me esta enorme vontade de dar, a generosidade herdei-a de ti, obrigada, obrigada, obrigada avó, amo-te muito, muito, muito...
 

14 comentários:

  1. Os meus avós paternos não conheci, mas gostava de ter conhecido, do que oiço dizer pareciam excelentes pessoas.

    Os meus avós maternos nuca fui muito chegada.

    A tua avó parece ter sido muito especial para tia. Guarda-a no teu coração para sempre :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito especial mesmo, impossível esquecer alguém tão maravilhoso, quando isso acontecer será sinal que a minha existência se está a desvanecer.

      Beijinhos

      Eliminar
  2. Só conheci os meus avós paternos. E foram pessoas muito importantes para mim.
    Infelizmente, já partiram.
    Mas a vida segue em frente.

    Beijinhos e boa sexta-feira!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É assim a lei da vida, eles seguem connosco, somos o seu fruto e do que com eles experienciamos...

      Beijinhos

      Eliminar
  3. Muitos antigos mantiveram com os netos um comportamento frio nos afectos, pela dureza dos outros tempos...mas julgo que, interiormente, gostavam dos seus...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A minha avó D não era de beijos e abraços, mas sabia bem demonstrar que nos adorava. :)

      Beijos

      Eliminar
  4. Poderia escrever um post como o teu...
    Seja como for, sabes que os afectos dos avós são inegualáveis.
    Abraços

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sem dúvida, a avó D é inigualável, um amor maior. :)

      Abraço

      Eliminar
  5. Já não tenho avós. Não conheci os avós do lado materno que morreram antes de eu nascer. Só conheci os avós do lado paterno e mesmo assim gozei muito pouco a minha avó, porque morreu quando eu tinha uns 6, 7 anos. Fazem-me falta, sinto isso. Mas hoje tento relembrar os bons momentos que passei com eles.
    beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As lembranças da minha avó D são-me muito queridas, um tesouro que trago comigo. :)

      Beijinho

      Eliminar
  6. A minha avó Teresa é como a tua avó D. e felizmente ainda a tenho comigo :)faz 85 anos em Setembro
    Beijinhos com muito carinho meus e da Lu

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A minha avó D morreu com 92, lúcida sempre, um amor maior. Que possas continuar a partilhar muitos e bons momentos com a tua avó. :)

      Beijinhos doces para vocês

      Eliminar
  7. Olá Canca,
    Não sou muito de dias, nunca conheci os meus avôs mas guardo com saudades a minha querida avó materna.

    beijinhos e bom fim-de-semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Sérginho

      Eu também não de dias, mas não perco uma oportunidade para falar da minha "segunda mãe", é daquelas pessoas que amámos tanto que naõ nos cansamos de falar delas. :)

      Beijinhos, e boa semana

      Eliminar

Partilhem, que partilhar tem graça! Façam o favor de me roubar sorrisos...