Se tivessem acreditado na minha brincadeira de dizer verdades teriam ouvido as verdades que teimo em dizer a brincar, falei muitas vezes como um palhaço mas jamais duvidei da sinceridade da plateia que sorria. Charles Chaplin

Tornámo-nos eternamente responsáveis por aquilo que cativamos. Antoine de Saint-Exupéry

A cabeça que se não volta para os horizontes sumidos não contém nem pensamento nem amor. Victor Hugo

Não importa o que fizeram connosco, importa o que fazemos com aquilo que nos fizeram. JP Sartre

domingo, 15 de dezembro de 2013

palavras

"coitado de quem as ouve, quem as diz fica aliviado", esta é uma frase que se usa muito por aqui, embora se refira a mentiras, pode generalizar-se para as verdades, porque verdades cada um "inventa" as que quer, que lhe convém, que lhe parecem... no final e afinal "todas as verdades são relativas"!
Pena que as pessoas se esqueçam de relativizar antes de falar, pena que pensem cada vez menos no peso do que dizem, atiram as palavras boca fora e quem as ouve que se desunhe, se lhe caírem bem muito bem, se lhe caírem mal é igual. Podemos sempre responder à altura é certo, mas isso implicaria descer ao nível do nosso interlocutor, e para infelicidade minha na maioria das vezes não o faço, porque na maioria das vezes as palavras que me magoam vêm de pessoas por quem eu tenho estima... se assim não fosse não teriam qualquer efeito em mim.
Depois dou por mim a questionar o porquê das pessoas serem assim, mesmo gostando de nós são capazes de proferir palavras sem pensar, sem pensar que nos podem magoar, sem pensar que cada um sabe de si, sem pensar que para dar opiniões devemos primeiro tentar por-nos na pele do outro, sem pensar que se a vida lhes deu óculos cor-de-rosa pode tê-los dado negros ao outro, há tantas cores no mundo...

12 comentários:

  1. Pensar dá muito trabalho para algumas pessoas...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E tentar por-se no lugar dos outros é algo que não lhes passa pela cabeça, os problemas deles são problemas, os dos outros são estão resolvidos! :(

      Beijos

      Eliminar
  2. O clima social reflecte-se ( inexoravelmente) nas relações pessoais. É pena que assim seja, mas não há volta a dar-lhe...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A insensibilidade tem sempre uma máscara à mão...

      Abraço

      Eliminar
  3. Confesso que sou um bocadinho assim. De falar sem pensar. Tenho tentado redimir-me e com o tempo tenho conseguido. Porque às vezes magoamos os outros sem querer, sem pensar. E é triste, eu sei, mas não é por mal. :/
    beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu sei que não é por mal, mas sentimo-nos magoados na mesma. Doí ver que as pessoas apesar de nos conhecerem tão bem conseguem fazer juízos tão levianos! Não estou aqui a armar-me em Madre Teresa, não sou melhor que ninguém, mas esforço-me por pensar no outro antes de falar, esforço-me, nem sempre consigo. :(

      Beijinhos

      Eliminar
    2. Eu percebi o que querias dizer e às vezes também não gosto de ouvir certas coisas que me dizem. Percebo o que sentes. Mas infelizmente também sei o que é estar do outro lado, o do dizer algo sem pensar acabando por magoar os outros sem querer. :/
      beijinho

      Eliminar
    3. Também te percebi, também já estive do outro lado, também dói saber que magoamos sem intenção, conhecermo-nos e tentar melhorar é o caminho. :)

      Beijinhos

      Eliminar
  4. Tão fácil falar sem pensar...e por vezes sem querer já estamos a magoar os outros...!
    beijinhos amiga e um Santo e Feliz Natal!
    Maria

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :(
      Doce Maria, uma excelente quadra natalícia para ti e para a tua família.

      Beijinhos, muitos

      Eliminar

Partilhem, que partilhar tem graça! Façam o favor de me roubar sorrisos...