Se tivessem acreditado na minha brincadeira de dizer verdades teriam ouvido as verdades que teimo em dizer a brincar, falei muitas vezes como um palhaço mas jamais duvidei da sinceridade da plateia que sorria. Charles Chaplin

Tornámo-nos eternamente responsáveis por aquilo que cativamos. Antoine de Saint-Exupéry

A cabeça que se não volta para os horizontes sumidos não contém nem pensamento nem amor. Victor Hugo

Não importa o que fizeram connosco, importa o que fazemos com aquilo que nos fizeram. JP Sartre

terça-feira, 6 de maio de 2014

do dia da mãe

que não foi fácil, eu que já perdi a minha mãe, já aceitei que não vou ser mãe, que sei bem a dor de perder um filho, eu que daria tudo para ver os meus felizes...
 
não sei se foi a vida que me ensinou, se foi a minha combinação genética que me deu a capacidade de guardar as perdas, sem nunca as esquecer, de as sofrer e de as sentir como parte de mim, mas contudo conseguir seguir, às vezes de sorriso no rosto, outras de semblante carregado, contudo seguir... o que ninguém me ensinou, nem eu sou capaz de saber é ver os meus a sofrer sem sofrer também...
 
eu amo a minha mãe, porque sei que ela foi Mãe, mãe o melhor que podia, talvez eu não tenha sido a filha que ela desejou, mas hoje sei algo que me enche de orgulho, se ela estivesse connosco estaria muito orgulhosa da Família que somos, dos laços únicos que nos unem, e aposto que a filha mais nova, a mais terrível, lhe roubaria muitos sorrisos, e ao lembrar o sorriso largo dela os meus olhos choram, porque eu sei que me amava como uma Mãe sabe amar um filho.
 
a minha mãe teve a Filha, aquela que ela sonhou, a minha irmã, a relação delas era cúmplice, era de dedicação total, era de amor incondicional. a minha irmã dez anos passados não superou perda. a dor da minha irmã dói-me como se fosse minha, eu queria ajudar, queria saber dizer as palavras mágicas que pudessem amenizar a dor, queria saber ter as atitudes que a pudessem fazer sorrir, mas eu não sei, nem sei se tenho esse direito... cada um sente por si, cada um sabe o que as suas dores internas valem para a pessoa que é. eu amo a minha irmã como se de uma mãe se tratasse, tudo o que eu pude fazer no dia da mãe que passou foi ser solidária com a sua dor, que no dia 4 de Maio a apanhou como um vendaval, o meu dia não foi fácil, não foi cheio de sorrisos, nem de alegria, mas foi carregado de amor... o amor nem sempre nos faz sorrir...

12 comentários:

  1. A vida é assim. Tem sempre dificuldades e perdas irrecuperáveis.

    Há que aprender a saber sorrir mesmo perante as adversidades.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nem sempre é fácil, especialmente quando vemos os que nos são queridos a não conseguir fazê-lo...

      Beijos

      Eliminar
  2. Tocou-me muito este texto...
    Um grande abraço. Um beiji no teu coração!

    ResponderEliminar
  3. Sabes que se eu pudesse te abraçaria como se minha filha fosses, não sabes?!...gostava muito de te poder ajudar a suportar essa dor...não sofras assim minha Canquinha...ai que me doi rapariga:) Tens várias estrelas no céu a cuidar de ti! És uma sortuda! (Estou a brincar, ouviste, quero apenas fazer-te sorrir:))) Jinhoooooooooosssssss

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada minha Suri, eu penso em ti muitas vezes como uma mãe, gosto tanto da relação que tens com as tuas meninas, sinto-me por um bocadinho como uma delas, obrigada.
      Eu sou uma sortuda mesmo Suri, sei o valor do amor genuíno, não há maior riqueza, não há também perda que se lhe iguale...
      Há dias mais complicados... obrigada pelo sorriso molhado que me roubaste.

      Abraço, de coração*

      Eliminar
  4. Gostei muito da forma como te expressaste neste texto. Não passei por nenhuma das situações que relatas, felizmente, sou filha única e tenho duas Minis, mas imagino ao de leve como te sentiste. Contudo, como tu própria dizes, tens essa capacidade de ir em frente, apesar de tudo. Grande mulher.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Há dias de tudo, ver os que amo a sofrer tira-me o chão.

      Beijos

      Eliminar
  5. Cada um tem a sua forma de sofrer e de viver as perdas. Não podes viver a perda da tua irmã. Por mais que a tentes ajudar só ela poderá superar essa dor. Da maneira que ela própria encontrar para o fazer. Mas entendo que te sintas assim. :( :(
    E agora, que história é essa de aceitares que não vais ser mãe? O futuro ninguém o sabe e tu ainda és muito nova para isso. Nunca se sabe o que ele nos reservará.
    beijinho grande e abraço apertadinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ver os que eu amo sofrer sem poder fazer nada deixa-me perdida.
      Não alimento ilusões, prefiro ser realista, se o futuro me reservar essa dádiva aqui estarei para dar o meu melhor.

      Abraço, de coração*

      Eliminar

Partilhem, que partilhar tem graça! Façam o favor de me roubar sorrisos...